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12 anos depois: Cuba receberá primeiro lote com 300 novos Lada

quinta-feira, 16 de março de 2017

/ por News Paraíba


O principal fabricante de automóveis da Rússia, a AvtoVAZ, planeja entregar um lote com cerca de 300 carros Lada para Cuba. O fornecimento ocorrerá em maio.

“A última vez que vendemos carros novos para Cuba foi há 12 anos, então, a questão agora é como podemos voltar a este mercado”, disse o presidente da AvtoVAZ, Nicolas Maure, em uma apresentação em Havana.

Por enquanto, apenas dois modelos serão comercializados: Vesta e Largus.

“A AvtoVAZ está interessada no mercado automotivo cubano porque há grande demanda. Além disso, a proibição de importar carros novos foi levantada há pouco tempo”, explica Evguêni Ieskov, editor-chefe do site AvtoBusinessReview.

Durante meio século, a maior parte do mercado local de automóveis consistiu em carros norte-americanos e soviéticos de segunda mão. “Os cubanos conhecem carros russos, e isso conta a favor da AvtoVAZ”, acrescenta Ieskov.

Os primeiros modelos a chegarem à ilha estarão disponíveis para empresas de táxi, aluguel e turismo. Se o teste for bem sucedido, e Cuba decidir comprar mais carros russos, um novo contrato deverá ser assinado em 2018.

“O volume inicial de carros novos parece ótimo para começar, e tudo dependerá dos resultados das vendas”, diz o Ieskov.


Preço alto

De acordo com o site oficial da Lada, o preço de varejo de um Largus no mercado russo é, em média, 600 mil rublos (cerca de US$ 10 mil), e de um Vesta, 640 mil rublos (cerca de US$ 11 mil).

No entanto, os salários em Cuba são mais baixos do que na Rússia, e poucos residentes poderão ter recursos para investir em um carro novo.

“Em longo prazo, Cuba poderia se tornar um mercado importante para a AvtoVAZ, mas não o principal, porque os volumes de vendas não devem atender às necessidades de exportação”, avalia Ieskov.

Em 2013, as autoridades cubanas cancelaram a proibição de importações e vendas de carros novos no varejo, em vigor desde 1959. Até então, os cubanos só podiam comprar e vender carros usados – e somente entre si.

Embora os países da ex-URSS tenham fornecido alguns veículos durante o período anterior, essas importações eram basicamente de caminhões, ambulâncias e caminhões de bombeiros.


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