Responsive Ad Slot

Prefeitura de Bayeux amplia atendimento do Centro de Referência e Integração Social

quinta-feira, 30 de março de 2017

/ por News Paraíba


Em três meses de gestão, a Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Educação, comemora o aumento nos atendimentos do Centro de Referência e Integração Social (CRIS). Os números subiram 50% em relação a 2016, somando um total de 408 procedimentos só nesses primeiros meses de 2017.

O CRIS funciona no Centro Administrativo, no bairro do Sesi, e atende mensalmente 200 crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. “Funcionamos com a parte clínica, no qual temos vários profissionais que dão suporte às crianças com deficiência. Além disso, contamos ainda com a parte da educação, que reúne uma equipe itinerante e outra da sala de recurso multifuncional que realiza visitas nas escolas para ver a necessidade do aluno com deficiência”, descreveu a diretora do CRIS, Janai Erica.

De acordo com a psicóloga e coordenadora de atendimentos, Graça Balbino, outra maneira de chegar até as pessoas que precisam do atendimento é através do Conselho Tutelar ou por demanda espontânea. “Qualquer pessoa que precise pode procurar o CRIS, seja de escola estadual, privada ou que não estude. Ao chegar aqui, é realizada uma pré-triagem e depois fazemos os encaminhamentos para os serviços especializados”, relatou.

Sobre o CRIS - O centro conta com 12 profissionais como: fonoaudiólogos, fisioterapeuta, psicólogos, nutricionista, terapeuta ocupacional, três assistentes sociais e psicopedagogos, que atuam na reabilitação motora, cognitiva, auditiva e visual das crianças. O CRIS oferta ainda para as escolas os curso de libras, braile e autismo para ajudar no trabalho de ressocialização das crianças no ambiente escolar.

“Nosso objetivo é ter realmente um atendimento humanizado, acolhedor e eficiente que tenha resultado na vida das crianças. Queremos que, a cada dia mais, a equipe do CRIS possa fazer o trabalho acontecer da melhor forma possível em favor da população, que é o objetivo do prefeito Berg Lima”, falou a diretora, Janai Erica.

Além de todos os serviços de reabilitação, o CRIS também possui um ônibus adaptado que fica disponível para os cadeirantes e para pessoas que não têm condições de pagar um transporte. “Esse ônibus é uma grande conquista pra nós, porque antes não podíamos contar com esse suporte”, disse a psicóloga e coordenadora de atendimentos, Graça Balbino.

Segundo a coordenadora de atendimentos, Graça Balbino, o êxito nos trabalhos se deu graças à atitude do prefeito Berg Lima e da secretária de Educação, Adriana Diniz, em querer uma equipe comprometida na unidade. “Realmente temos uma equipe preparada para oferecer um serviço público de qualidade ao povo de Bayeux”, descreveu.



News Paraíba com Secom-Bayeux


© Todos os direitos reservados.