Pesquisa aponta que o score
médio da população da Paraíba é o mais alto da região, com 535 pontos, e o
quinto maior entre os estados brasileiros. O Serasa Score é o resultado
dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de
crédito
A Paraíba concentra o score
mais alto da região Nordeste e, portanto, apresenta o maior percentual (32%) de
consumidores com baixo risco de se tornarem inadimplentes. A conclusão é de um
estudo da Serasa Experian que apontou Serasa Score médio de 535 para os
paraibanos.
O score resulta dos hábitos de pagamento e do relacionamento do
cidadão com o mercado de crédito e prevê uma pontuação de 0 a 1.000
pontos. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de
fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas,
relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais
atualizados. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão
honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado
ao mercado de crédito.
Na Paraíba, 43% dos consumidores estão na faixa
de médio risco para o não pagamento de contas e 25% oferecem alta propensão.
Confira a posição dos estados da região:
Entre as cidades da Paraíba
com mais de 100 mil habitantes, Cajazeiras é a que reúne o maior percentual de
consumidores com baixo risco para a inadimplência: 49%, seguida por Monteiro
(48%) e Solanea (47%). A capital, João Pessoa, aparece na 15ª posição, com 23%
dos consumidores oferecendo baixo risco para o não pagamento de contas. Veja as
sete melhores colocadas:
Já no ranking Brasil, a
Paraíba está na quinta posição, atrás do Rio Grande do Sul (com Serasa Score
médio de 590); Santa Catarina e São Paulo (ambos estados com Serasa Score médio
de 584); Paraná (564) e Minas Gerais (540).
O Serasa Score já está disponível para consulta online no site www.serasaconsumidor.com.br/score, permitindo
que somente o próprio consumidor veja a sua pontuação. A informação
contribui para o controle da vida financeira do cidadão.
Para a diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat, o acesso ao
score é uma grande vitória para o consumidor. “A informação dá a ele poder,
pois permite o controle do seu currículo financeiro", afirma a diretora.
"O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o
conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente
quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus
objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro
e organizar suas contas", aponta Fernanda.
Serasa Score
O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no
mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros
que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. O score
para o consumidor é uma ferramenta já disseminada nas maiores
economias do mundo. O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou
involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa
Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o
impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão
a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas.
O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta,
considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian.
Cadastro Positivo
A abertura do Cadastro Positivo pode ajudar o consumidor a aumentar seu
score. Isso porque ele permite que as empresas concedentes de crédito vejam as
contas pagas em dia, o que contribui para aumentar a pontuação. A abertura do
Cadastro Positivo na Serasa pode ser feita pela internet, no site do
SerasaConsumidor (www.serasaconsumidor.com.br). Confira o passo
a passo:
1) Entre no site www.serasaconsumidor.com.br e preencha o
termo de abertura com dados pessoais (nome completo, e-mail, endereço, CPF
etc.);
2) Para garantir a identidade do cidadão, é necessário
inserir os dados bancários. Em até três dias um valor simbólico será depositado
na conta do consumidor;
3) Ao identificar na conta, é preciso acessar
novamente o site e inserir o valor do depósito. Automaticamente o sistema vai
reconhecer individualmente aquele consumidor e o processo será concluído.
Metodologia Serasa Score
O peso de cada informação do Serasa
Score é definido de acordo com um estudo do comportamento
histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos
por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo,
estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico
com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score.
A pontuação vai de zero a 1.000 pontos:
até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700
e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.