Responsive Ad Slot

Secretaria de Saúde de Bayeux emite nota e esclarece suposto ato de negligência na UPA do município

terça-feira, 12 de setembro de 2017

/ por News Paraíba


A Secretaria de Saúde e Bayeux emitiu uma nota no início da noite desta terça-feira (12) em resposta à veiculção de informações sobre suposta negligência cometida pela equipe da UPA do município quando do atendimento a uma paciente, moradora da cidade, na noite desta segunda-feira (11).

De acordo com as informações que circularam em veículos de comunicação e redes sociais, a negligência teria se dado pelo fato de a família da paciente ter se disposto a acar com as despesas de traslado da mesma, gerando críticas à gestão do prefeito Luiz Antônio.

A Coordenação de Comunicação Institucional da PMB julgou tais críticas como injustas e infundadas e esclareceu que todo protocolo de atendimento foi seguido e realizado pela equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento bayeuxense, mas que tratava-se de uma paciente que precisava de vaga em UTI, dada a gravidade do seu estado.

Ainda, segundo a nota, todo o procedimento foi feito na paciente e que, estabilizada, foi feito o pedido à central do SAMU em João Pesssoa para que fosse eviada uma Unidade de Suporte Avançado para que fosse feita a remoção da mesma para uma unidade hospitalar com capacidade para realizar o tratamento intensivo, no que foram informados da impossibilidade do atendimento naquele momento, vez que as macas encontravam-se retidas no Hospital de Trauma Sen. Humberto Lucena, gerando, portanto, a situação que fez com que a família se responsabilizasse pelas despesas desse transporte.


Confira a íntegra da nota da Prefeitura de Bayeux:

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Saúde vem a público esclarecer que as notícias veiculadas de forma irresponsável por alguns veículos de comunicação, sem o direito ao contraditório, sobre uma suposta negligência a uma paciente na noite desta segunda-feira (11) na transferência da Unidade de Ponto Atendimento (UPA) para o Hospital de Trauma, não coincide com a verdade.

A secretaria de Saúde informa que foi realizado todo o atendimento a paciente seguindo um protocolo, entretanto a paciente precisava de vaga de UTI. Com isso, seguindo toda uma conduta ética e profissional, foi feita uma solicitação de uma unidade de saúde avançada a Prefeitura de João Pessoa, já que a paciente não poderia ser transferida na ambulância básica disponível em nosso município.

Informamos ainda que, por ora, o município de Bayeux depende de João Pessoa para efetuar este tipo de remoção em que os pacientes necessitam de cuidados intensivos. Neste caso, o SAMU não teve como nos auxiliar prontamente devido à retenção das macas no Hospital de Trauma, optando assim a família por arcar, por conta própria, com a remoção.

Por fim, a Secretaria de Saúde esclarece que não houve negligência em momento algum, tendo sido a paciente acolhida e realizados todos os procedimentos cabíveis conforme protocolo, com todo cuidado na manutenção da segurança e dignidade da paciente.



News Paraíba
© Todos os direitos reservados.