Responsive Ad Slot

Sue Y. Nabi, primeira megaexecutiva transgênero da indústria da beleza

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

/ por News Paraíba


Com fórmulas orgânicas, ingredientes inusitados e embalagens gender natural, a Orveda é a marca de cosméticos do momento

No mundo da beleza, poucas pessoas têm o poder de Sue Y. Nabi. Depois de 20 anos de uma espetacular carreira na gigante dos cosméticos L'Oréal, da qual saiu em 2013 como presidente da Lancôme e inventora do segundo perfume mais vendido do mundo, o La Vie Est Belle, ela recusou todas as propostas de emprego da concorrência para, secretamente, dedicar-se a uma nova aventura: sua própria marca de beleza, a Orveda.

"Poderia ter ficado rica, mas optei por ser feliz e me desafiar", diz a executiva, de 49 anos. "Em nenhuma grande empresa voltada para o mercado de massa poderia realizar o sonho de criar uma marca tão natural e tão probiótica, mais antenada aos desejos e necessidades do público de hoje, que não quer só a beleza para si, mas para o mundo também."

Lançada em julho passado com exclusividade na Harvey Nichols de Londres, a Orveda - que desde setembro passou a ter venda on-line no www.orveda.com - tem 18 produtos sem álcool, óleos minerais, colorantes artificiais e parabenos.

Segundo a Vogue Brasil, o nome da marca nasceu da junção das palavras "or" (ouro, em francês) e "ayurveda", a medicina indiana com mais de 7.000 anos na qual Sue mergulhou nos últimos tempos. "Me dediquei a um produto que revelasse a beleza interior que temos dentro de nós", conta ela, que também vetou qualquer teste em animais.

As fórmulas altamente concentradas misturam enzimas marinhas pesquisadas na Califórnia, ingredientes biofermentados e o chá preto do momento, o kombucha, originário da Mongólia. Nada, portanto, do retinol, o derivado de vitamina A que virou febre nos consultórios. "Os dermatologistas adoram o retinol, mas eu acredito que ele força a pele a extremos cujas consequências a longo prazo ainda não conhecemos. Então preferi usar materiais que fertilizam naturalmente o microbioma da pele."

As embalagens da Orveda vêm com todos os utensílios para aplicação e são feitas de vidro verde-garrafa dégradé, uma apresentação sem gênero.

A inspiração vem da própria transformação que a executiva empreendeu em sua vida dez anos atrás, abandonando seu nome de batismo, Youcef, para se tornar a primeira megaexecutiva transgênero da indústria de cosméticos. "Eu sou a prova viva de que não existem diferenças tão gritantes entre os produtos de beleza para homens e para mulheres, a não ser a concentração, que eu resolvi no laboratório."

E resolveu mesmo, pois Sue, imigrante argelina na França, formou-se em engenharia agrônoma com especialização em business, o que faz dela uma das raras CEOs que lidam bem tanto com planilhas quanto com tubos de ensaio.

Sua vocação disruptiva também se fazia sentir na escolha das estrelas que escalava para campanhas da L'Oréal e da Lancôme. Foi dela, por exemplo, a ideia de colocar uma septuagenária Jane Fonda nos anúncios. "Aos poucos, fui injetando na indústria a noção de que não existe uma só beleza, mas várias belezas. Minha experiência com a L’Oréal no Brasil me ajudou muito. Em países continentais e de tantos tipos físicos como o seu, você aprende que o padrão é não seguir nenhum padrão."

Outro fator inusitado da Orveda é a sociedade com o produtor de hip-hop francês Nicolas Vu. "Sou a CEO clássica, chief economic office, e ele, o CEO do futuro, chief entertainment office", afirma ela. "Nicolas cuida de toda a experiência de compra nos pontos de venda e no relacionamento com os clientes, trazendo um approach completamente inédito."

Os preços altos - o creme Firm Brew Botanical custa cerca de US$ 475 e o Healing Sap, híbrido de tônico e sérum, US$ 170, só para citar os dois hits instantâneos - não espantam o sucesso da marca. "A quantidade de clientes asiáticos que nos procuraram foi tal, que tivemos que adiantar o lançamento do nosso e-commerce para quatro meses antes do previsto." Próximo passo? "Vou contar em primeira mão: lançarei uma linha de maquiagem."
© Todos os direitos reservados.