O reinício da gestão Berg Lima à frente da Prefeitura de Bayeux completa 90 dias, nesta terça-feira (19).
São três meses daquela decisão do pleno do STJ que devolveu o mandato ao prefeito eleito pela população bayeuxense com mais de 33 mil votos, quase 59% dos votos válidos, no pleito de 2016.
São inúmeros os desafios a serem superados por Berg e sua equipe, haja vista à necessidade urgente que a cidade e o seu povo têm de caminhar, seguir à frente, dar o passo adiante, rumar ao futuro, através de políticas públicas sérias e eficazes, que deem início ao caminho de resultados a que o prefeito se propôs e que a população acreditou quando o elevou ao cargo político de maior relevância da cidade.
São inúmeros os desafios a serem superados por Berg e sua equipe, haja vista à necessidade urgente que a cidade e o seu povo têm de caminhar, seguir à frente, dar o passo adiante, rumar ao futuro, através de políticas públicas sérias e eficazes, que deem início ao caminho de resultados a que o prefeito se propôs e que a população acreditou quando o elevou ao cargo político de maior relevância da cidade.
Um dos pontos mãos sensíveis da administração pública bayeuxense está na Infraestrutura da cidade.
Nesses 90 dias de reinício dos trabalhos, um novo começo para a gestão, a Secretaria de Infraestrutura faz um balanço, através do Coordenador Geral da pasta, Jefferson Oliveira, que, ao lado do secretário Dyego Moura, tem buscado fazer um trabalho eficiente e que traz números que mostram que ainda há muito a fazer por Bayeux e seu povo, mas que também mostram que o pontapé foi dado com o reinício do ciclo administrativo atual.
“Encontramos uma secretaria com uma equipe inchada, faltava insumos e material para o trabalho diário, como os serviços de tapa-buraco, manutenção dos prédios públicos e das galerias, além dos mercados e do cemitério, que também já careciam da nossa atenção. A coleta não funcionava e a cidade estava coberta de lixo. Os serviços de zeladoria, como poda de árvores, capinação e varrição eram inexistentes. O orçamento praticamente zerado. Temos tido muito trabalho para por a casa em ordem e seguir prestando um bom trabalho perante a população”, afirmou Jefferson.
“Encontramos uma secretaria com uma equipe inchada, faltava insumos e material para o trabalho diário, como os serviços de tapa-buraco, manutenção dos prédios públicos e das galerias, além dos mercados e do cemitério, que também já careciam da nossa atenção. A coleta não funcionava e a cidade estava coberta de lixo. Os serviços de zeladoria, como poda de árvores, capinação e varrição eram inexistentes. O orçamento praticamente zerado. Temos tido muito trabalho para por a casa em ordem e seguir prestando um bom trabalho perante a população”, afirmou Jefferson.
Para tanto, uma série de medidas foram tomadas para que o trabalho seguisse e a cidade pudesse enxergar o início dos resultados.
AÇÃO LIMPEZA
No último dia 14 de fevereiro foi desencadeada a Operação ‘Ação Limpeza’, que consistiu na mudança da empresa prestadora dos serviços de coleta de resíduos, quando foi dado início a um grande mutirão, que já recolheu nos primeiros 30 dias mais de 3 toneladas de lixo acumulado nas ruas de Bayeux.
Além da busca pela normalização da coleta, os mercados públicos municipais voltaram a receber lavagem e limpeza periódica, além da distribuição de caçambas estacionárias, os conhecidos coletores, que são instalados em vários pontos da cidade e que são utilizados no combate aos pontos de acúmulo de lixo em todo município.
SERVIÇOS DE ZELADORIA
Outra novidade apresentada pela nova gestão da Infraestrutura foram os serviços de zeladoria, que agora oferecem capinação, pode de árvores, pintura de meios-fios, dentre outros serviços.
A Praça 6 de Junho também foi revitalizada recentemente por uma das ações da Secretaria de Infraestrutura. O local recebeu serviços de pintura, limpeza e ganhou nova iluminação ornamental para incrementar o trabalho e embelezar uma das portas de entrada da cidade e principal ponto de interação social do município.
“Sabemos que o trabalho para solucionarmos de vez o problema da limpeza urbana e todos os serviços agregados a ela é grande e complexo, depois de normalizarmos a coleta, temos atacado de forma veemente os pontos de acúmulo de lixo nos bairros e ao mesmo tempo temos dado sequência aos serviços de zeladoria com a varrição, capinação, poda de árvores e pintura de meios-fios. Logo teremos zerado mais este problema”, pontuou o coordenador.
MATERIAL E INSUMOS
Outro grande problema enfrentado pela pasta da Infraestrutura da edilidade bayeuxense é a falta de material e insumos para que se realizem os serviços mais elementares, porém, urgentes da administração municipal.
O Coordenador Geral da Seinfra também afirmou que, ao assumir o cargo em dezembro passado, encontrou a secretaria com o contrato de fornecimento do material de construção, necessário para demandas como as de tapa-buraco, suspenso e sem nenhuma licitação, o que o impediu de fazer qualquer aquisição até então.
Jefferson Oliveira informa que um processo licitatório já está em andamento e que logo todos os serviços que requerem o uso do material, como a manutenção dos prédios públicos, por exemplo, poderão ser feitos com a conclusão do certame.
Jefferson Oliveira informa que um processo licitatório já está em andamento e que logo todos os serviços que requerem o uso do material, como a manutenção dos prédios públicos, por exemplo, poderão ser feitos com a conclusão do certame.
Segundo Jefferson, uma das prioridades da gestão será a recuperação do cemitério, assim que seja concluso o processo licitatório em curso para aquisição de material de construção.
Ele garante que o trabalho será feito muito em breve e o cemitério estará restaurado.
“Está na nossa lista de prioridades. Assim que pudermos adquirir o material dentro da legalidade, com a devida licitação finalizada, faremos um grande esforço para recuperarmos e entregarmos o cemitério pronto para a visitação da população aos seus entes que já partiram com segurança e estrutura”, declarou.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Na iluminação pública, o saldo, segundo o coordenador, é muito positivo.
Só nesses 90 dias foram feitos reparos e melhorias em mais de 700 pontos de iluminação, com reposição e manutenção de luminárias em todos os bairros da cidade, no que chamam de modelo descentralizado de trabalho para que se possa cobrir toda cidade com um serviço eficiente e presente em todos os recantos de Bayeux.
Além do investimento feito com recursos próprios, a Infraestrutura também conta com parcerias como o programa de eficiência energética que mantém com a Energisa e “que tem trazido resultados satisfatórios para o município”, segundo ele.
Além do investimento feito com recursos próprios, a Infraestrutura também conta com parcerias como o programa de eficiência energética que mantém com a Energisa e “que tem trazido resultados satisfatórios para o município”, segundo ele.
EFICIÊNCIA NA GESTÃO DOS RECURSOS
Além de gerir recursos escassos, o grande desafio da pasta tem sido realizar o que tem sido possível com o orçamento pequeno e insuficiente que possui, dadas as circunstâncias em que o município se encontra, já que estamos falando de uma área estratégica da gestão pública e que forma a espinha dorsal de todo governo, ao lado de áreas como a Educação e a Saúde.
O grande desafio da equipe de trabalho da Infraestrutura tem sido buscar fazer ‘mais com menos’.
Depois de enxugar a folha da pasta, exonerar funcionários que não cumpriam com a sua carga horária, economizar do erário e cobrar comprometimento dos servidores que permaneceram, a Seinfra agora tem como principal objetivo tornar eficientes os serviços prestados à comunidade bayeuxense com o pouco dinheiro que possui em caixa.
Depois de enxugar a folha da pasta, exonerar funcionários que não cumpriam com a sua carga horária, economizar do erário e cobrar comprometimento dos servidores que permaneceram, a Seinfra agora tem como principal objetivo tornar eficientes os serviços prestados à comunidade bayeuxense com o pouco dinheiro que possui em caixa.
Além de manter a agenda intensa do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, as atenções devem seguir voltadas para a organização e otimização da pasta, com uma equipe enxuta e proativa com capacidade de resolutividade e condições de atender às necessidades da população.
“Sabemos que não é fácil cuidar de uma cidade do tamanho de Bayeux e mostrar resultados em apenas três meses de trabalho. Não existe mágica, existe muito trabalho. Demos os primeiros passos, começamos a trabalhar, temos buscado fazer o melhor com as ferramentas e os recursos limitados que possuímos. Uma população de mais de 100 mil habitantes desassistida, como a encontramos, temos a consciência de que precisamos dar o nosso melhor pelo nosso povo e estamos fazendo isso. O caminho a ser percorrido é longo e difícil, mas aqui há disposição e vontade de trabalhar, isso é o mais importante. Sentir e saber do comprometimento de toda equipe em dar solução o mais rápido possível para os problemas mais urgentes dos nossos munícipes”, finalizou Jefferson.
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