O suplente de vereador e presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Ivan Bichara, Cristiano Almeida, está concluindo o projeto ‘Feira Livre é Sustentável’, que visa construir uma nova praça comercial no Alto do Mateus, concretizando um sonho de anos da população do bairro, que carece de um espaço para realizar as suas comprar, assim como sanar problemas de infraestrutura do local.
Segundo Cristiano, a feira do Alto do Mateus é um espaço criado há décadas para gerar emprego, renda e desenvolvimento para o bairro, mas apenas 25% da área são ocupados por comerciantes, os outros 75% são ocupados por moradias insalubres.
A ideia é criar um novo equipamento, que gere renda e fomente a economia da região com a formalização do comércio local, em um espaço amplo, organizado e autossustentável e que ofereça qualidade nos produtos e serviços ofertados e dignidade conforto ao seu público consumidor.
O conceito de autossustentabilidade do projeto parte da ideia de que a feira se sustente, se organize e se mantenha sem a necessidade da intervenção imediata do poder público em situações referentes à infraestrutura e manutenção do local.
O projeto será detalhado em uma série de vídeos que está sendo produzida pela equipe de Cristiano, que também mostrará a atual situação da feira e como o local ficará depois de reformado com base no projeto 3D que está sendo elaborado.
O ‘Projeto Feira Livre é Sustentável’ será apresentado na plenária do Orçamento Participativo, que ocorrerá no próximo dia 12 de setembro, onde Cristiano espera elegê-lo como prioridade do bairro e incluir a obra na LOA 2020 do município de João Pessoa, que deve ser aprovada pela Câmara Municipal no final do ano, antes do encerramento do atual período legislativo.
Para tanto, Almeida espera o apoio da população local na plenária do OP para oficializar a proposta e aprova-la no encontro, única forma de garantir a sua realização.
“O projeto é um sonho para toda população do nosso bairro e região. Essa reforma e o modelo de gestão do novo mercado nos trará dignidade e aquecerá a economia, favorecendo o comércio local, que mudará de patamar depois da sua concretização. O projeto está em fase inicial, está tudo ainda no nascedouro, vamos mostrar todas as etapas em vídeos que revelarão a atual situação e como ficará depois da obra realizada. Estou muito otimista, acredito que com o apoio de todos conseguiremos eleger a nova feira na plenária do Orçamento Participativo e credenciá-la no orçamento do ano que vem, garantindo a verba para a execução do projeto”, declarou Cristiano.
News Paraíba
