Responsive Ad Slot

Prefeitura de Cabedelo abre campanha Dezembro Vermelho com ações e serviços à população

sábado, 7 de dezembro de 2019

/ por News Paraíba

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab) e via Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou, nesta sexta-feira (6), a abertura da programação relativa ao Dezembro Vermelho, mês dedicado às campanhas de prevenção a Aids.
 
A campanha, cuja temática é “HIV não tem cara e não tem cura, tem tratamento e prevenção” é um chamado à população de todas as faixas etárias para realização do teste de identificação do vírus. Além disso, o foco é também a conscientização para os comportamentos de risco que levam à contaminação e os métodos de prevenção.
 
O lançamento aconteceu em frente ao Supermercado Todo Dia e foi marcado pelo alerta para incidência e letalidade da doença, as formas de transmissão e os métodos de prevenção. Equipes da Sescab realizaram testes rápidos – HIV, Hepatites e Sífilis -, testes de glicemia, aferição de pressão e distribuição de preservativos. O evento também contou com profissionais do Centro Municipal de Fisioterapia (Cenfisio).
 
“O recado que Cabedelo quer deixar com a realização desse evento é que quanto mais precoce for feito o diagnóstico, melhor a perspectiva para a vida das pessoas. No momento em que se faz o teste e dá positivo, inicia-se imediatamente o tratamento com os antirretrovirais, e isso vai tanto melhorar a qualidade de vida do portador, como também reduzir o risco de morte. É importante que todos façam o teste, pois uma vez detectado, o paciente é encaminhado imediatamente para o tratamento”, disse o secretário de Saúde, André Lima.
            
Marcos Freitas de Sousa Cunha, 44, falou sobre a campanha e destacou a importância de realizar os testes e se prevenir.
 
“Essa campanha é muito importante para alertar a população para uma doença séria. E é muito interessante termos ações de rua como essa, coisa que dificilmente vemos acontecer. Há os posto de saúde, claro, mas uma situação dessas, com a oferta dos exames de graça e no bairro, facilita a vida de muita gente. Além de tudo é sempre bom poder fazer exames de ver como anda a saúde”, comentou.
            
Já Maria Valderina, dona de casa, moradora do bairro de Camalaú, comentou o atendimento das equipes da PMC e as formas de prevenção.
“Realizei os testes rápidos e, penso, que todas as pessoas poderiam vir e fazer também. Essa é uma iniciativa ótima da Prefeitura. Quanto ao HIV, é muito importante conhecermos os riscos e as formas de prevenção, como o preservativo. Fui muito bem atendida, orientada e a prefeitura está parabéns”, declarou.
© Todos os direitos reservados.