Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o
Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, que contempla projetos inovadores e gestões
competentes na Educação Básica da rede pública. O PGE 2017 foi lançado na
Paraíba durante a edição do projeto “Caminhos da Gestão Participativa”, que
percorreu as 14 Gerências Regionais do Estado.
“O prêmio Gestão Escolar é uma oportunidade para as escolas
realizarem sua autoavaliação, construírem coletivamente o seu plano de ação
para correção das distorções de aprendizagem, além de permitir que o gestor
compartilhe sua experiência em seminários nacionais e internacionais, numa
perspectiva de valorização do seu papel como líder na comunidade”, explicou o gerente
do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Robson Rubenilson.
Para participar, o gestor deve se inscrever no portal www.premiogestaoescolar.com.br,
no qual terá acesso a um instrumento de autoavaliação. "Ao analisar os
processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído
com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados
serão premiados", explicou o presidente do Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed), Idilvan Alencar, que promove o PGE em
parceria com o Ministério da Educação.
Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011,
tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado, mais de 34 mil escolas de
todas as regiões do país participaram e aproximadamente sete milhões de
estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores
inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas
com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os
diretores.
Podem concorrer escolas do ensino regular da educação
básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica
para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como
destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não
poderão participar.
O processo de seleção das escolas inscritas se dará em
quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e
Estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão
responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em
suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no Edital do
prêmio, que pode ser acessado pelo site:www.premiogestaoescolar.org.br.
De acordo com o edital, a qualquer momento do processo
seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas
para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com
a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser
solicitada a comprovação documental das informações.
Na etapa seguinte, os comitês regionais contarão com
especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar,
que utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela
escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes
das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e
unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha
de inscrição e de entrevistas com os diretores.
O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque
Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência
Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para
os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de
intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das
escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um
prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência
Brasil".
