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TV, o novo passo da Amazon no Brasil

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

/ por News Paraíba

Depois de ficar cinco anos vendendo apenas livros no Brasil, a varejista americana Amazon acelerou o passo de outubro para cá. Estreou o marketplace de produtos eletrônicos no mês passado, e começou a vender também produtos de casa e cozinha na sexta-feira. Nesta terça-feira, a companhia lançou o Fire TV Stick, aparelho que se conecta às televisões e as transforma em SmarTVs, com acesso a conteúdo streaming. O Fire TV Stick é a investida da Amazon para brigar com Google, que produz o Chromecast, e com a Apple, que tem a Apple TV.

No limite, a companhia aumenta a competição também com a produtora de conteúdo Netflix, já que o novo produto vai facilitar o acesso ao conteúdo produzido pela Amazon, o Prime Video. O Prime Video está disponível a brasileiros desde o ano passado, mas só no final de outubro passou a ser cobrado em reais, pago com cartões de crédito nacionais e ter menu em português — a empresa também reduziu o preço do plano para 7,90 reais nos primeiros seis meses (depois disso o preço sobe para 14,90). O pacote mais barato do Netflix custa 19,90 reais. É possível assistir ao Prime Video pelo Fire TV Stick, pelo navegador do computador e também em apps para Android, iOS, Xbox One, PS4, smart TVs da Samsung e da LG.

Com a chegada do Fire TV Stick, e a recente mudança no plano de pagamentos do serviço de streaming, a empresa tenta expandir seu negócio no Brasil e abocanhar a fatia de consumidores de produtos de streaming por aqui. A Netflix tem cerca de 5,6 milhões de usuários no Brasil, cerca de 5% dos 109 milhões de assinantes da empresa, de acordo com seu último balanço trimestral, metade deles nos Estados Unidos.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal Notícias da TV no final do ano passado, o número de usuários da Netflix já é maior do que o de assinantes da rede de TV por assinatura Sky, e a empresa teve no ano passado um faturamento de 1,29 bilhão de reais, o que corresponde a 30% a mais do que o canal SBT. Como a Netflix não divulga dados de acesso e de faturamento por país, a estimativa foi feita com base em tráfego de dados e acesso e tem uma margem de erro de até 10%.

A Amazon também não divulga o número de usuários do Prime Video ou do Prime, seu serviço de fidelidade (que garante acesso a entregas mais rápidas e também ao Prime Video).

As duas empresas estão investindo pesado em produção própria. O montante investido pela Netflix em conteúdo original saiu de 2,5 bilhões de dólares em 2013 para 6 bilhões este ano. Ano passado, a empresa  investiu na série 3%, primeira produção brasileira. Nesses mesmos quatro anos, a Amazon quase quadruplicou seus investimentos em produção de conteúdo no mesmo período: de 1,2 bilhão de dólares para 4,5 bilhões, revela o Exame.

É natural que essas empresas invistam nesse mercado: de acordo com pesquisa da consultoria Boston Consulting Group, em 2020 metade do consumo de entretenimento nos Estados Unidos será sob demanda, com 32% da média de consumo de vídeo vindo de plataformas online. Atualmente, cerca de 70% do tráfego global de dados já é usado na transmissão de vídeos.

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