Uma consequência pode ser a perda de verbas publicitárias, dizem executivos
Nas agências de publicidade, os executivos começam a questionar como deve ser a relação com o Facebook depois da polêmica que envolve a rede social. Uma consequência pode ser a perda de verbas publicitárias, dizem.
A plataforma passa por uma crise depois que o Guardian e o Channel 4, da Inglaterra, veicularam histórias sobre como a empresa Cambridge Analytica usou o Facebook para obter dados de 50 milhões de pessoas.
“Que garantia temos que informações das próprias companhias que anunciam na rede social também não são vulneráveis?”, questiona Paulo Sant’Anna, presidente do Grupo de Mídia de SP, associação dos profissionais.
Outro tema que incomoda os executivos há tempos é a falta de auditoria terceirizada, ele afirma. As informações que o Facebook passa sobre o tráfego na plataforma não são certificadas por uma empresa independente.
Há um clamor por transparência de dados nesse momento, diz Sant’anna.
“Agora é uma hora propícia para negociar essa questão. É preciso contratar alguém que possa verificar a veracidade dos números.”
Segundo a Folha de São Paulo, o Facebook já passa por uma mudança no perfil dos anunciantes, segundo Cesar Toledo, executivo da agência Tribal Worldwide.
“As marcas deixaram de usar ferramentas semelhantes às que a Cambridge Analytica empregou por receio de ficar associada a um evento como esse e o anunciante entrar em descrédito.”
No exterior, agências de publicidade de grandes anunciantes, como a Unilever, procuraram o Facebook para pedir mudanças na plataforma.
“As marcas deixaram de usar ferramentas semelhantes às que a Cambridge Analytica empregou por receio de ficar associada a um evento como esse e o anunciante entrar em descrédito.”
No exterior, agências de publicidade de grandes anunciantes, como a Unilever, procuraram o Facebook para pedir mudanças na plataforma.