Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

CEREST Patos em parceria com as FIP Realizou Palestras em alusão ao Abril Verde

terça-feira, 17 de abril de 2018

/ por News Paraíba

O Cerest Regional de Patos, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, em Parceria com as Faculdades Integradas de Patos - FIP realizou na manhã desta terça-feira, (17) no Auditório Master daquela instituição, dentro da programação “Abril Verde”, palestras para os Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal do Município de Patos como também os alunos dos Primeiros Períodos dos Cursos de Saúde das FIP.

O objetivo foi orientar os profissionais com relação à prevenção de acidentes de trabalho no trato com pacientes, onde pode ser observada tanto a higiene como os resultados negativos advindos da falta de cuidados no manuseio de determinados materiais.

A primeira palestra intitulada “Acidentes de Trabalho: com exposição a material biológico”, foi ministrada pela Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro e a Sra. Camila Nunes dos Santos Dantas junto com a Sra. Clécia Maria Torres Pereira Silva – Coordenadora da Lavanderia e Rouparia do HRP e também Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa do órgão.

Posteriormente o professor Dr Jorge Luiz Silva Araújo Filho que é Professor universitário, Bacharel em ciências Biológicas (UFPE), Mestre em Patologia (UFPE), Doutor em Ciências Biológicas pela UFPE (2011), Coordenador do eixo básico clínico do curso de medicina das FIP; Membro da CIPA possui experiência docente na área de Saúde (Biossegurança, Biologia Celular, Histologia e Embriologia, Saúde Ambiental e Metodologia Científica) e é Membro do Grupo de Pesquisa em Processos Patológicos (GP3); ministrou uma palestra sobre a Biossegurança na prevenção de acidentes ocupacionais.

A biossegurança é definida como um conjunto de medidas na busca de minimizar os riscos sujeitos a uma determinada atividade. Esses riscos não se definem apenas aqueles os que afetam o profissional que desempenha uma função, mas a todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Com relação aos profissionais de saúde, a biossegurança preocupa-se com as instalações laboratoriais, as boas práticas em laboratório, os agentes biológicos aos quais o profissional está exposto e até mesmo a qualificação da equipe de trabalho. Isso é importante porque, nesses locais, existe a frequente exposição a agentes patogênicos, além, é claro, de riscos físicos e químicos.

A Coordenadora do CEREST, Yara Dayanne de Lira falou que essa foi “mais uma atividade dentro da nossa programação do Abril Verde, nós sempre buscamos parcerias com outras instituições, outros órgãos, afim de trazer melhores condições e melhor qualificação, no que se refere ao que nós fazemos dentro do órgão para os trabalhadores”.

A programação do Abril Verde se estende até o dia 30 de abril com diversas palestras em várias empresas com temas relacionados à saúde do trabalhador. 
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.