O prefeito Vitor Hugo participou, na noite desta segunda-feira (23), do I Encontro com o Movimento Cultural de Cabedelo, organizado pela Secretaria de Cultura (Secult). Na oportunidade, ao lado do secretário Igobergh Bernardo, foi apresentado o Plano de Ação do Governo de incentivo à área, intitulado “Cultura Viva”.
O Encontro aconteceu no auditório da Secretaria da Educação e reuniu diversos agentes culturais municipais, que puderam se inteirar do conjunto de ações que a Secult pretende desenvolver, de imediato, na cultural local.
"Para assumir a pasta de Cultura, escolhi um jovem cabedelense competente, que atende ao que muitos da classe cultural de Cabedelo reivindicavam: uma abrangência maior da cultura na nossa cidade. Igobergh tem esse perfil e traz consigo a visão de segmentos que estavam afastados. Além de valorizarmos uma pessoa da terra, como temos feito em nossas escolhas, a Cultura vai viver um novo momento, de resgate às raízes desse povo", ressaltou o prefeito.
Dentro do plano de ação "Cultura Viva", apresentado durante o Encontro, o secretário Igobergh Bernardo destacou a reabertura e reformatação da Biblioteca Municipal Popular, como novo espaço de integração e transformação social; a criação do grupo de danças contemporâneas, como incentivo e resgate de grupos culturais tradicionais da cidade; e a realização de workshops de Teatro, como importante ferramenta para abertura de horizontes culturais através da dramaturgia.
No Plano, ainda consta a criação do projeto “Tenda Cultural", que vai promover um reconhecimento histórico, cultural e turístico do município; e a elaboração do Inventário Cultural, que terá como prioridade identificar bens culturais imateriais e materiais, além de estudar o processo jurídico no qual está envolvida a lei de incentivo à cultura Padre Alfredo Barbosa e promover a atualização do registro de atividades e agentes culturais da cidade.
"O que desejamos é que a classe cultural passe a se integrar mais, e que aproveite esse momento de diálogo com a gestão municipal para que, juntos, lutemos pelos anseios da categoria. A cultura necessita ser viva, deixar de estar somente nas casas, comunidades ou nas escolas, e sair para as ruas, criando uma identidade mais forte com o nosso povo", destacou Igobergh.
Coordenadores de quadrilhas juninas, representantes de grupos culturais e de agremiações carnavalescas, artesãos, músicos e turismólogos foram alguns dos agentes culturais presentes ao Encontro. De lá, saíram esperançosos e certos de que terão apoio da gestão municipal.
"Esperamos dar continuidade aos nossos trabalhos, e vamos lutar para fazer uma festa junina tão bonita quanto às que já tiveram. Atualmente temos três quadrilhas juninas em Cabedelo, e o secretário já demonstrou disponibilidade em nos ajudar. Então, vamos juntos, abrilhantar o São João e não deixar acabar essa nossa tradição, pois o jovem precisa vivenciar a cultura", concluiu o quadrilheiro Jeymmison Gomes, presidente da Junina Luar da Ilha.
Biblioteca – O prefeito Vitor Hugo visitou, na tarde da segunda-feira (23), as instalações provisórias da Biblioteca Municipal, na Praça Getúlio Vargas. Durante a visita, o gestor anunciou a intenção de reformar a sede oficial e verificou as condições estruturais do prédio onde funcionará, momentaneamente, o espaço de leitura e atividades educacionais.
A Biblioteca Aderbal Piragibe foi fundada em 1974 e a sede própria está localizada à Rua Ismael Farias, s/nº, no Centro de Cabedelo. O espaço está fechado desde dezembro de 2015, por não oferecer condições de funcionamento. O prédio foi condenado por apresentar problemas nas instalações elétricas, inclusive, com ocorrência de principio de incêndio. A realocação, portanto, é uma forma de reativar os serviços enquanto o prédio original passa por reformas e ampliação.
Secom Cabedelo
