Faleceu nesta quarta-feira (16), Rino Ronconi, aos 88 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Rino é pai da primeira-dama de Cabedelo, a advogada Daniella Ronconi, e ficou conhecido na cidade por ser um dos responsáveis pela montagem de todo o maquinário do Moinho Teone, primeiro moinho construído em Cabedelo, na praia de Camalaú, inaugurado em 1957.
Imigrante sobrevivente da 2ª Guerra Mundial, nascido em Ancona, na Itália, Rino desembarcou no Brasil aos 27 anos e chegou em Cabedelo no ano de 1959, onde conheceu Maria Vilalba, num veraneio em Ponta de Mato, com quem foi casado durante 20 anos.
Da união, nasceram Sandra, Graziella e Daniella.
Moraram por vários anos em Cabedelo, até que, na década de 70, foram para o Recife. Após trabalhar em várias cidades do Brasil, Rino se aposentou e retornou à cidade portuária em 1990, onde permaneceu até o seu falecimento.
Apaixonado por Cabedelo e suas belezas, o "Italiano", como também era conhecido, foi figura importante para o desenvolvimento da cidade, quando chegou a levar várias famílias locais para trabalharem no moinho que administrou por muitos anos no Rio de Janeiro.
Rino será velado nesta quinta-feira (17), a partir das 9h da manhã, no Crematório Caminho da Paz, localizado no Bairro do Renascer, no KM 02, onde será cremado à tarde.
O prefeito Vítor Hugo decretou luto de 3 dias.
News Paraíba
