Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

“Em nome do pai”: a tradição familiar se perpetua na política paraibana

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

/ por News Paraíba

A política, na Paraíba, é passada de pai para filho ao longo dos anos, desde a colonização. Isso é bom? Isso é ruim? Vai depender da perspectiva. Cada caso é um caso. O fato é que são comuns os exemplos de entrega de bastão no Estado. O ex-governador Ronaldo Cunha Lima (já falecido) passou o bastão na prefeitura de Campina Grande para Cássio Cunha Lima (PSDB), que também sentou nas cadeiras de governador, deputado federal e senador, todas ocupadas antes pelo pai. O legado agora está com o neto, Pedro Cunha Lima (PSDB), hoje deputado federal.

Segundo o Jornal da Paraíba, a longevidade política atinge várias famílias. O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) é irmão do ex-senador Vital do Rêgo (hoje ministro do TCU), filho do ex-deputado federal Vital do Rêgo, neto do ex-governador Pedro Gondim e do ex-deputado estadual Major Veneziano e ainda sobrinho neto do ex-governador Argemiro de Figueiredo. Já a senadora Daniella Ribeiro (PP) é irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e filha do ex-prefeito de Campina Grande e atual e vice-prefeito da cidade, Enivaldo Ribeiro. Ele também já foi deputado federal.

Os exemplos são uma pequena exposição de uma longa lista de políticos que herdaram os espaços deixados por pais, tios, avós na política paraibana…

Veja alguns nomes:

Assembleia Legislativa

Anderson Monteiro (PSC)

Filho de Arnaldo Monteiro, que foi prefeito e deputado estadual. Manteve o posto por décadas na Assembleia Legislativa, até ser impedido pela Justiça de disputar novas eleições. O filho assumiu o espaço da família no Legislativo.

Caio Roberto (PR)

Ocupou, na Assembleia Legislativa, o posto deixado pelo pai, Wellington Roberto (PR).

Camila Toscano (PSDB)

Filha do ex-deputado estadual e atual prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (mesmo partido). A mãe, Léa Toscano, também foi prefeita e deputada estadual.

Doda de Tão (PTB)

Integra uma família de políticos de Queimadas. O pai, Tião do Rêgo, foi prefeito e vereador da cidade, falecido em 2006. Por causa dele, todos os Rêgo usam o sufixo “de Tião” como nome de guerra na política.

Raniery Paulino (MDB)

Filho do ex-prefeito de Guarabira, ex-governador e ex-deputado federal Roberto Paulino. A mãe,  Fátima Paulino, também foi prefeita da cidade de Guarabira.

Wilson Filho (PTB)

Filho do ex-deputado estadual e ex-deputado federal Wilson Santiago, do mesmo partido

Câmara dos Deputados

Aguinaldo Ribeiro (PP)

Filho do atual vice-prefeito, ex-prefeito de Campina Grande, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Enivaldo Ribeiro. É irmão da senadora Daniella Ribeiro.

Efraim Filho (DEM)

Filho do ex-deputado estadual, deputado federal e senador Efraim Moraes.

Hugo Motta (PRB)

Filho do deputado estadual e ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley (PRB).

Gervásio Maia (PSB)

Filho do ex-deputado estadual Gervásio Maia e com longa tradição familiar no interior da Paraíba.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Filho do ex-prefeito de Campina Grande, ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima.

Senado

Veneziano Vital do Rêgo (PSB)

É irmão do ex-senador Vital do Rêgo (hoje ministro do TCU), filho do ex-deputado federal Vital do Rêgo, neto do ex-governador Pedro Gondim e do ex-deputado estadual Major Veneziano e ainda sobrinho neto do ex-governador Argemiro de Figueiredo.

Daniella Ribeiro (PP)

É irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e filha do ex-prefeito de Campina Grande e atual e vice-prefeito da cidade, Enivaldo Ribeiro. Enivaldo também já foi deputado federal.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.