Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

João Pessoa tem maior inatividade física entre homens no Nordeste, diz pesquisa

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

/ por News Paraíba

Pesquisa entrevistou beneficiários de planos de saúde e é realizada pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam que 20,2% dos beneficiários de planos de saúde em João Pessoa são obesos e 54,7% estão com excesso de peso.

O índice é o maior entre as capitais do Nordeste, mas apesar disso, foi registrada uma queda em relação ao levantamento do ano passado, cujos dados apontavam que cerca de 21,7% da população da capital estava obesa.

Ainda de acordo com a pesquisa a frequência de indivíduos fisicamente inativos em João Pessoa também é alta. Entre os homens, a frequência de inatividade física observada em João Pessoa foi de 18,3% seguido por Aracaju com 17,1% e Recife aparece em terceiro lugar com 15,1%.

Já entre as mulheres João Pessoa é a segunda capital brasileira com as maiores frequências de inatividade física, perdendo para Recife que chegou aos 21,1% seguida por João Pessoa com 20,5%.
Tabagismo

De acordo com o G1, João Pessoa ainda apresentou o índice de 4,5% dos entrevistados que se declararam tabagistas e 30,5% disseram consumir hortaliças e frutas. Os dados foram divulgados no último sábado (13) e as entrevistas telefônicas foram realizadas pelo Vigitel, entre os meses fevereiro e dezembro de 2016.

De acordo com o Ministério da Saúde, as perguntas do questionário Vigitel 2016 abordaram as características demográficas e socioeconômicas dos indivíduos, como por exemplo idade, sexo, estado civil, raça/cor, nível de escolaridade e número de pessoas no domicílio, número de adultos e número de linhas telefônicas, características do padrão de alimentação e de atividade física associadas à ocorrência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.