Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Vara da Infância e Juventude da Capital inaugura Núcleo de Apadrinhamento nesta terça-feira

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

/ por News Paraíba

Será inaugurado, na tarde desta terça-feira (16), o Núcleo de Apadrinhamento Sorriso Infantojuvenil (Napsi) da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, ocasião em que serão formalizados os primeiros apadrinhamentos de crianças e adolescentes que se encontram em instituições de acolhimento da Capital paraibana. O evento ocorrerá às 14h30, no Fórum da Infância e Juventude da Capital, localizado no Bairro dos Estados.

O Programa de Apadrinhamento visa incentivar uma consciência solidária, através da oferta de suportes financeiros e afetivos, voltados a oferecer maior amparo aos apadrinhados. De acordo com a coordenadora do Napsi, Fernanda Satwa, o programa vem funcionando desde o ano passado, mas devido à atenção voltada apenas ao apadrinhamento das crianças menores e às dúvidas relacionadas ao ato de apadrinhar e adotar, foi criado um setor específico para tratar do assunto.

A coordenadora do Núcleo explicou, também, que existem três modalidades de apadrinhamento: financeiro, social e afetivo. O primeiro visa oferecer um suporte financeiro para a criança ou adolescente, doando ou arcando com os custos de roupas, materiais escolares, brinquedos, cursos, entre outros. Já o padrinho social poderá prestar um serviço para a criança, ou grupo de crianças e adolescentes. “Um professor poderá ofertar aulas; um médico pode disponibilizar horário para realizar atendimentos no local, por exemplo”, disse Fernanda.

A terceira modalidade – afetiva – objetiva estabelecer um maior contato com a criança ou adolescente, focando na convivência. “Este padrinho ou madrinha poderá buscar a criança ou adolescente nos finais de semana, levar para uma viagem, podendo, também, promover todas as outras formas de acolhimento. Mas, a intenção é que exista este vínculo e esta proximidade”, destacou.

De acordo com Fernanda, atualmente, há um número de 12 crianças apadrinhadas, na Capital. “Amanhã, haverá a formalização de cinco desses padrinhos. Os demais, realizam esta ação através de uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude e a Cidade Viva. Pretendemos estimular esta prática”, afirmou.

O interessado em se tornar padrinho ou madrinha deve entrar em contato com o Setor de Acolhimento/Núcleo de Apadrinhamento da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital. Mais informações, no telefone (83) 3222- 6156.
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.