O serviço de segunda via não está disponível, salvo para casos em que o cidadão já realizou a biometria no serviço de identificação.
Com a interdição do Instituto de Polícia Científica (IPC) o serviço de emissão dos documentos de identidade está sendo realizado nas Casas da Cidadania de João Pessoa com algumas restrições. Usuários também relataram problemas no agendamento pela internet.
De acordo com a Gerência de Identificação Civil e Criminal do IPC, as primeiras emissões estão sendo emitidas normalmente, no entanto, o serviço de segunda via não está disponível, salvo os casos que o cidadão já realizou a biometria no serviço de identificação.
Segundo o Portal T5, o gerente do núcleo, Marcos Lacet, informou que o serviço foi paralisado pois não há como acessar o arquivo civil. "A única exceção para concluirmos estas vias são naqueles casos nos quais o cidadão um dia já fez uma carteira de identidade no estado através da biometria, pois assim podemos conferir o documento e emitirmos sem fraude. Sendo assim, estamos atendendo sem agendamento, todas as primeiras vias vias que são solicitadas nas Casas da Cidadania, bem como esse tipo de segunda via informado", disse o perito.
Na unidade do bairro de Jaguaribe, o serviço para idosos está sendo realizado, mas sem emissão. "Apenas fazemos o pré-atendimento, e quando a situação normalizar-se efetuaremos a conclusão", afirmou.
O órgão aconselha que é importante não deixar para solicitar o serviço em cima da hora. E ressalta, que o RG não possui validade, com exceção para viagens no Mercosul, sendo necessário o documento em bom estado.
