Em sessão realizada na noite desta terça-feira (1°), o presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, Vítor Hugo Castelliano, assumiu a cadeira na Mesa Diretora e abriu os trabalhos nesta noite.
Decisões da Justiça já haviam dado a Vítor o direito de reassumir o comando do parlamento municipal, assim como a coordenação dos trabalhos no dia de hoje, abrindo a sessão que o reconduziu ao cargo de presidente.
Uma decisão proferida já nesta terça impede a ex-presidente, Geusa Ribeiro, de produzir qualquer ato a partir de hoje.
Durante a sessão solene desta noite, Geusa tentou tumultuar o ambiente ao lado do seu pequeno grupo político, como vem fazendo desde a tentativa de golpe, protagonizada na sessão do dia 27 de novembro, mas rapidamente debelada por Vítor Hugo.
Após tomar posse como presidente para o biênio 2019-2020 sob o trabalho do vereador Pereira, Vítor convocou uma sessão para esta quarta-feira (2), às 20h, quando reassumirá a interinidade da Prefeitura de Cabedelo e fará a eleição para compor a Mesa com os cargos vagos por seus ex-ocupantes, afastados de suas funções por se encontrarem presos em virtude do trabalho da Operação Xeque-Mate.
EM TEMPO
Geusa tentou manipular uma ata, cuja resolução era a sua nomeação como presidente da Câmara para o próximo biênio, através do Projeto de Resolução n.º 010/2018, na sessão do dia 27 de novembro último.
O caso foi judicializado e decidido em favor de Vítor Hugo, eleito como 2° Vice-Presidente, sendo o primeiro na linha sucessória diante da vacância do cargo majoritário produzida pelas prisões de Jaqueline Viana (presidente) e Lúcio José (1° vice-presidente).
Geusa não responde mais pela presidência da Casa desde este dia 1º de janeiro e todos os seus atos como mandatária do parlamento tornam-se nulos desde hoje.
News Paraíba