O pré-candidato a prefeito de Santa Rita, Adones Júnior, vem elaborando um ousado plano de desenvolvimento econômico para a Rainha dos Canaviais e, dentre as diversas vocações econômicas do município, ele considera o Turismo como um dos principais meios através dos quais a cidade pode se desenvolver, com de projetos e iniciativas que foquem principalmente a infraestrutura e a geração de emprego e renda.
Para ele, Forte Velho, um dos berços da Paraíba, tem sido ignorado e subestimado pelos governos da cidade através dos anos, haja vista à importância histórica e ecológica do local, ponto que marca o encontro do Rio Paraíba com o mar e que possui como um dos seus destaques o Forte Atalaia, monumento histórico muito visitado por turistas que se deslocam de carro pela PB 011 ou de barco, saindo do Jacaré, em Cabedelo, até o distrito santarritense.
“O potencial turístico da cidade enorme, mas é ignorado pela prefeitura há anos. Santa Rita possui um ponto turístico de causar inveja às grandes cidades, mas carece de projetos ousados, e nós precisamos iniciar desde já esse plano e buscarmos essas alternativas”, disse.
Segundo o economista e ex-secretário de Educação, Santa Rita precisa de uma gestão que pense a cidade com um olhar amplo, reconheça a importância econômica de Forte Velho e que busque atrair grandes investimentos da iniciativa privada, com a chegada de hotéis, resorts e o fomento a toda cadeia produtiva local, com a formação e qualificação de profissionais e dos serviços e que também se preocupe com o turismo sustentável.
Ele defende ainda o apoio aos pequenos produtores locais para que esses tenham as condições favoráveis para o fornecimento de matéria-prima e insumos de qualidade às grandes empresas que devem chegar num futuro próximo, além de incentivar e estruturar a agricultura, pesca e aquicultura, fortes vocações de Forte Velho.
“Temos esse grande potencial turístico e precisamos explora-lo de forma sustentável. Forte Velho precisa de um projeto de gestão que busque a atração de investimentos privados, como hotéis, resorts, marinas, entre outros, e nós vamos organizar o município para isso”, ressaltou.
Para Adones, a restauração e pavimentação asfáltica da rodovia PB 011, realizada pelo Governo do Estado, era a grande prioridade para que se pudesse dar início a esse projeto de desenvolvimento turístico para Santa Rita, basta agora que a cidade tenha um plano sério de gestão para que isso aconteça.
“A construção da estrada que era prioridade para o desenvolvimento, o Governo do Estado já realizou, agora é pensarmos nas várias formas que podemos explorar isso e oferecermos a Santa Rita um projeto que busque desenvolver, de verdade, a nossa cidade”, pontuou.
News Paraíba