Responsive Ad Slot

Últimas

Últimas

Projeto 'Na Escola, com respeito': MPPB promove curso sobre mediação de conflitos

quinta-feira, 24 de maio de 2018

/ por News Paraíba

Neste mês de maio, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) está realizando, no município de Patos, o curso de 'Mediação de conflitos e práticas restaurativas nas escolas', que faz parte do 'Projeto Na Escola, com Respeito'. A capacitação é desenvolvida em cinco módulos, todas as quartas-feiras, por solicitação das secretarias de Educação, com a intermediação da Promotoria de Justiça local. O objetivo é capacitar profissionais para a disseminação de uma cultura de paz no ambiente escolar.

De acordo com o Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, gestor do projeto, o curso destina-se a gestores municipais em estaduais de Educação, bem como a professores e técnicos que trabalham com crianças e adolescentes e educandos e todos os órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes em idade escolar, como Cras, Creas, Conselho Tutelar e Polícia Militar. Em Patos, são 60 participantes.

Os módulos

Os participantes são capacitados para usar os círculos de paz e a mediação de conflitos. O primeiro módulo aconteceu no último dia 2, com prática de meditação e relaxamento e palestras sobre 'A violência doméstica e o papel da escola', com a promotora de Justiça, Rosane Maria Araújo e Oliveira; 'Gênero e sexualidade', como José Baptista de Mello Neto (UEPB) e 'Teoria dos círculos de construção da paz', com a promotora de Justiça, Ana Raquel Brito Lira Beltrão.

No dia 9, aconteceu uma palestra sobre 'Comunicação não violenta', com Joseane Azevedo (OAB/Sedec) e prática dos 'círculos de construção de paz'. A atividade prática foi continuada nos dois módulos seguintes (em 16 e 23/05), com facilitadoras em mediação de conflitos. Esse último módulo também contou com oficina e simulação de círculos de construção de paz e discussão sobre a experiência de planejar e facilitar círculos.

O último módulo será realizado no próximo dia 30, com orientações sobre a prática de aprendizagem como requisito para a certificação, com a servidora do CAO da Educação do MPPB, Valuce Alencar. Representantes da Secretaria Municipal de Educação também apresentarão dados coletados através dos questionários
Não deixe de ler
© Todos os direitos reservados.